Digital Twin

Sérgio Eliseu

PT//

Digital Twin combina a presença de projeções interativas de partículas tridimensionais deslocadas em tempo real – uma entidade de visão computorizada AI – misturadas com artefatos do mundo real (crânio dourado e um ventilador). A peça refere-se e posiciona-se num plano luminoso, construindo uma narrativa bidirecional não linear como produto da relação entre a audiência e a entidade interativa – uma Inteligência Artificial (IA) digital volumétrica e metafórica futurista inspirada na evolução do atual conceito de Digital Twin. Como Kamel Boulos e Zhang (2021:1) explicam1:

“Conceptualmente, um Digital Twin é uma réplica ou representação digital de um objeto físico, processo ou serviço, mas também muito mais do que isso. É um modelo virtual (dados mais algoritmos) com características especiais não encontradas nos modelos e simulações tradicionais, um que emparelha dinamicamente os mundos físico e digital, e alavanca tecnologias modernas, tais como tecnologia de sensores inteligentes, análise de dados, e IA, a fim de detectar e prevenir falhas do sistema, melhorar o desempenho do sistema, e explorar oportunidades inovadoras. O objetivo final dos Digital Twins, pelo menos em termos de fabrico, é modelar, testar e optimizar iterativamente um objeto físico no espaço virtual até que esse modelo atinja o desempenho esperado, altura em que é então
pronto a ser construído ou melhorado (se já construído) no mundo físico 2“.

Este projeto reflete tanto a investigação individual do autor em torno de realidades mistas como as suas reflexões em torno da realidade e da mortalidade. Também intersecta, utiliza, e abusa de conceitos como informação e bases de dados, altamente envolvidos no contexto contemporâneo centrado em dados, particularmente no que diz respeito a questões de saúde.

A intenção do conceito é contribuir para um debate promissor, aberto a questões que retratam a relação entre as novas tecnologias e a sua utilização na criação de estratégias narrativas baseadas na ação pública.

Pode uma obra de arte ser alterada e também mudar o seu público? A pergunta procura abrir caminhos para novas interpretações, profundamente enraizadas em experiências sociais e culturais, embora individuais ou coletivas.

Palavras-chave: Digital Twin, Instalação IA, Interação, Arte mediática.

Referências:
1 Kamel Boulos MN, Zhang P. (2021). Digital Twins: From Personalised Medicine to Precision Public Health. Journal of Personalized Medicine. 11(8):745. doi: 10.3390/jpm11080745 https://www.mdpi.com/2075-4426/11/8/745/htm
2 Marr, B. What is Digital Twin Technology and Why Is It so Important? (2017). Forbes. Available online: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2017/03/06/what-is-digital-twin-technology-and-why-is-it-so-important/ (accessed on 2 July 2021) cited by Kamel Boulos, MN and P. Zhang (2021).

EN//

Digital Twin combines the presence of interactive projections of real-time three-dimensional shape-shifted particles – an AI computed vision entity – mixed with real world artefacts (gold gilded skull and a fan).

The piece refers to and positions itself on a luminous plane, building a non-linear bidirectional narrative as a product of the relationship between the audience and the interactive entity – a futuristic volumetric and metaphorical digital Artificial Intelligence (AI) inspired by the evolution of the current concept of Digital Twin. As Kamel Boulos and Zhang (2021:1) explain1:

“Conceptually, a digital twin is a digital replica or representation of a physical object, process, or service, but also much more than that. It is a virtual model (data plus algorithms) with special features not found in traditional models and simulations, one that dynamically pairs the physical and digital worlds, and leverages modern technologies, such as smart sensor technology, data analytics, and AI in order to detect and prevent system failures, improve system performance, and explore innovative opportunities. The ultimate goal for digital twins, at least in terms of manufacturing, is to iteratively model, test, and optimise a physical object in the virtual space until that model meets expected performance, at which point it is then ready to be built or enhanced (if already built) in the physical world2”.

This project reflects both the author’s individual research around mixed realities and his musings around reality and mortality. It also intersects, uses, and abuses concepts such as information and databases, highly involved in the contemporary data-centred context, particularly regarding health issues.

The concept’s intent is to contribute to a promising debate, open to questions portraying the relationship between new technologies and their use in the creation of narrative strategies based on public action.

Can an artwork be changed and also change its audience? The query endeavors to open paths for new interpretations, deep-seated on social and cultural experiences, albeit it individual or collective.

Keywords: Digital Twin, AI Installation, Interaction, Media Art.

References:
1 Kamel Boulos MN, Zhang P. (2021). Digital Twins: From Personalised Medicine to Precision Public Health. Journal of Personalized Medicine. 11(8):745. doi: 10.3390/jpm11080745 https://www.mdpi.com/2075-4426/11/8/745/htm
2 Marr, B. What is Digital Twin Technology and Why Is It so Important? (2017). Forbes. Available online: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2017/03/06/what-is-digital-twin-technology-and-why-is-it-so-important/ (accessed on 2 July 2021) cited by Kamel Boulos, MN and P. Zhang (2021).


BIO

PT//

Sérgio combina seus projetos artísticos com atividades de ensino. Atualmente é Professor convidado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Professor Coordenador do ISCE DOURO – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro. Coordena o NIAM – Grupo de Investigação em Artes e Multimédia do ISCE DOURO. É membro do ID+, Instituto de Investigação em Meios de Design e Cultura. É também Designer Sénior (Design) na AbsoluteBPC (empresa de dispositivos médicos) desde 2017. Recentemente, o trabalho de Sérgio foi distinguido nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2021), na categoria multimédia.

O trabalho artístico de Sérgio tem estado presente em várias exposições de arte a partir de 1994. Os seus trabalhos mais recentes e relevantes foram:

  • 2011- “(Un)seen Sculptures” Sydney / Melbourne / Cairns.
  • 2012 – “ARnatomy” CAE – Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz – Portugal.
  • 2015 – “Selfie Museum” – ARTECH 2015 – Museum Abílio de Mattos e Silva; Óbidos, Portugal.
  • 2015 – “Imaginary Museum” – Museu de Aveiro. Portugal.
  • 2017 – “Pequenas Histórias do ser” – in “Olhar e Experiência: Interferências no Arquivo” – Museu Penafiel. Portugal.
  • 2017- “Homúnculo” EM MEIO9.0 do #16.ART. Museu da Escola de Belas-Artes do Porto Artes. Portugal.
  • 2018- “INHUMATUS”. Porta 14 – Lisboa. Com Gilberto Reis e Moirika Reker, Portugal.
  • 2018- “Space time” in “Matéria Pensamento Tempo Forma” – Museu Penafiel, Portugal.
  • 2019 – “A terra é feita de céu”. VR project in “Ensaio” – Atelier Eliseu. Lousã. Portugal.
  • 2019 – “INHUMATUS VR”. Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (Universidade de Lisboa). Com Gilberto Reis e Moirika Reker. #18. Art, Lisboa, Portugal.
  • 2021 – Uma Pedra no Estômago – Instalação/Performance. Conferência Internacional ARTECH2021 Aveiro. Com Gilberto Reis.
  • 2021 – Two Polish Jews: Rich and Poor. Trabalho em vídeo sobre imagens de Mussorsky na exposição “Viver ao vivo com tempo no centro”. Celorico da Beira. Portugal.

EN//

Sérgio combines his artistic projects with teaching activities. Currently he is an invited Professor at the Department of Communication and Art at the University of Aveiro and Coordinator Professor at ISCE DOURO – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Institute of Educational Sciences of Douro). He coordinates NIAM – Research Group in Arts and Multimedia at ISCE Douro.. He is a member of ID+, Institute for Research in Design Media and Culture. Heis also Senior Designer (Design) at AbsoluteBPC (medical device company) since 2017. Recently, Sérgio’s work was distinguished at Awards of the Portuguese Museology Association (2021) in the multimedia category.

Sérgio’s artistic work has been present in several art exhibitions from 1994 onwards. His most relevant and recent works were:

  • 2011- “(Un)seen Sculptures” Sydney / Melbourne / Cairns.
  • 2012 – “ARnatomy” CAE – Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz – Portugal.
  • 2015 – “Selfie Museum” – ARTECH 2015 – Museum Abílio de Mattos e Silva; Óbidos, Portugal.
  • 2015 – “Imaginary Museum” – Museum of Aveiro. Portugal.
  • 2017 – “Pequenas Histórias do ser” – in “Olhar e Experiência: Interferências no Arquivo” – Penafiel Museum. Portugal.
  • 2017- “Homúnculo” EM MEIO9.0 do #16.ART. Museum of the Oporto School of Fine Arts. Portugal.
  • 2018- “INHUMATUS”. Porta 14 – Lisboa. With Gilberto Reis and Moirika Reker, Portugal.
  • 2018- “Space time” in “Matéria Pensamento Tempo Forma” – Penafiel Museum, Portugal.
  • 2019 – “A terra é feita de céu”. VR project in “Ensaio” – Atelier Eliseu. Lousã. Portugal.
  • 2019 – “INHUMATUS VR”. Lisbon School of Fine Arts (University of Lisbon). With Gilberto Reis and Moirika Reker. #18. Art, Lisboa, Portugal.
  • 2021 – Uma Pedra no Estômago – Installation/Performance. International Conference ARTECH2021 Aveiro. With Gilberto Reis.
  • 2021 – Two Polish Jews: Rich and Poor. Video work on Mussorsky pictures at the exhibition “Viver ao vivo com tempo no centro”. Celorico da Beira. Portugal.