About

[BLEND]

Arte contemporânea em diálogo com medicina e ciência​​

PT//

Ao longo dos séculos, a arte tem transposto os assuntos mais marcantes dessas épocas para a sua prática. Desde as caçadas aos mamutes na arte pré-histórica, aos motivos religiosos na idade média, até aos dias de hoje onde as preocupações e esperanças da humanidade estão presentes nos vários suportes da arte contemporânea. Nos últimos anos, ocorreram avanços sem paralelo na investigação biomédica e medicina que influenciaram a relação da sociedade com estas áreas: a sequenciação do genoma humano no início do milénio, o desenvolvimento da biotecnologia que revolucionou a forma de desenvolvimento de fármacos, novas estratégias de imagiologia médica e o desenvolvimento de plataformas de comunicação que revolucionaram o consumo de informação. Muitos artistas incorporaram elementos de ciência e medicina nas suas obras, incluindo nos métodos utilizados para criação de obras de arte visual.

Em Blend procura-se trazer ao campus do Centro Académico de Medicina de Lisboa – CAML (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisbo – FMUL, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes – iMM e Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria – CHULN) um conjunto de iniciativas que cruzem arte, ciência e medicina.

BLEND resulta da colaboração com a Ectopia, Laboratório de Arte Experimental.

ENG//

Over the centuries, art has transposed the most relevant issues and advances of its times into its own practice. From the hunts for mammoths in prehistoric art, to religious motifs in the Middle Ages, to the present day where the concerns and hopes of humanity become present in the various forms of contemporary art. In recent years, there have been unparalleled advances in biomedical research and medicine that have influenced society’s relationship with these areas: the sequencing of the human genome at the beginning of the millennium, the development of biotechnology that revolutionized the way drugs are developed, new imaging strategies medicine and the development of communication platforms that revolutionized the consumption of information. Many artists have incorporated elements of science and medicine into their works, including the scientific knowledge and technology that are now used to create artworks.

In Blend, we seek to bring to the campus of the Centro Académico de Medicina de Lisboa – CAML (Faculty of Medicine of the University of Lisbon – FMUL, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes – iMM and Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria – CHULN) a set of initiatives that cross art , science and medicine.

BLEND benefits from the collaboration with Ectopia, Experimental Art Laboratory.

A Divine Psique

Sally Santiago